January 12, 2011

Pad Thai com Tofu



Eu simplesmente AMO Pad Thai e sou especialmente apaixonada por um que tem nada mais nada menos do que 1400 calorias. É isso mesmo 1400 CALORIAS!! Pode isso? Não né? Então assim que vi essa receita do Minimalista Mark Bittman tive que experimentar! Fiz algumas adaptações e o resultado foi muito bom.
Na receita original do Mark Bittman vai camarão, acelga, pasta de tamarindo (que eu não encontrei no supermercado) e óleo de amendoim (conforme um chef conhecido meu, não faria tanta diferença assim então usei óleo de canola mesmo). Optei pela cenoura e cebola no lugar da acelga por gosto mesmo, mas voce pode colocar o que quiser. Acho que o que faz mesmo o Pad Thai é o molho.
A receita que eu vou passar poderia ser vegetariana se nao fosse pelo molho de peixe da tailândia (Nam Plá) que é feito com extrato de anchovas. Os vegetarianos podem encontram esse mesmo molho de peixe tailandês mas que seja vegetariano. Ele é feito pela mistura de soja, sal açúcar, água, chili e ácido cítrico, SEM peixe.
Continuo apaixonada pelo Pad Thai do restaurante, mas agora tenho uma opção bem mais light para quando bater aquela vontade.
Espero que gostem.



Ingredientes:

200 g de macarrão de arroz que tenha a largura do linguine
2 colheres de sopa óleo de canola
¼ xícara de molho de peixe Nam Plá
1/3 xícara de mel
2 colheres de sopa de vinagre de arroz
½ colher de sopa de pimenta vermelha em flocos ou a gosto
¼ xícara de cebolinha picada ou inteiras, como preferir
1 dente de alho picado
2 ovos inteiros
1 ½ xícara de broto de feijão
1 cebola média cortada em meias rodelas
1 cenoura grande cortada em rodelas bem fininhas
300 g de tofu extra firme fatiado ou 300g de camarão, ou 150g de cada se preferir
½ xícara de amendoim torrado e picado
¼ xícara de coentro
2 limões, cortados em 4 partes
Se você encontrar a pasta de tamarindo, adicione ao molho de 2 a 4 colheres de sopa.

Vinagre de arroz e molho de peixe
Macarrao de arroz
Tofu extra firme fatiado



Coloque o macarrão de molho em água fervendo mas fora do fogo e siga as instruções da caixa. Caso não tenha instruções deixe de molho até ficar “al dente” como se fosse uma pasta comum. Cuidado para que não fique muito mole, senão ela fica grudenta. Tente conciliar o tempo que o macarrão vai ficar na água com o tempo de preparo do resto do prato pois assim ele sairá direto da água para a frigideira e você não precisará colocar óleo para ele não grudar.




Aqueça em uma panela pequena a mistura do mel, molho de peixe, vinagre e pimenta vermelha. Você pode experimentar e se estiver faltando sal, coloque um pouco de molho shoyo, mas cuidado para não salgar demais.
Em uma frigideira grande e de preferência com as beiradas altas, coloque metade do óleo de canela e frite os pedaços de tofu. Reserve. Na mesma frigideira adicione mais óleo se necessário e refogue a cebola. Depois junte o alho e a cebolinha. Após 2 minutos adicione os ovos e os faça mexidos. Quando os ovos estiverem prontos adicione a cenoura e o broto de feijão. Misture e deixe esquentar um pouco. Depois junte o macarrão, o tofu e o molho. Combine tudo com cuidado. 





Esprema um dos limões na mistura e use o outro na hora de servir. Prove o sal e se necessário coloque mais shoyo.
O amendoim e coentro podem ser adicionados a gosto somente no prato. O coentro na minha opinião é opcional, mas o amendoim é essencial para o sucesso do pad thai.

Bom apetite!  


No comments:

Post a Comment