January 10, 2011

Bolo de banana com farinha de rosca

 



Para quem gosta de banana esse bolo é o que há. Minha família toda adora banana de qualquer jeito, assada, frita, com aveia, no doce, geléia e por ai vai. Então essa receita é perfeita para nós.
O bom dele é que não é um bolo fofinho, ele é molhado e baixinho. Então não tem aquela preocupação se vai crescer ou se vai ficar solado. Ele fica crocante por fora e molhadinho por dentro. Sem falar que é sabor de banana puro, uma delicia! Realmente um bolo para os amantes de banana.
Já fiz essa receita várias vezes e cada vez faço alguma coisinha diferente. Para variar um pouco voce pode colocar aveia na massa ou so por cima do bolo. Pode colocar canela também na massa ou so por cima, nozes...o que voce achar que combina com bolo de banana é super bem vindo nessa receita. Um dia eu comecei a fazer o bolo e percebi que não tinha ovos em casa, então coloquei um pouco de leite no lugar e olha nem senti a diferença no final.
Para as fotos eu usei 1 banana somente, então o tamanho do bolo nas fotos é ¼ da receita original.
Espero que voces gostem.


Ingredientes:

4 bananas d’agua grandes e maduras
2 ovos inteiros
½ xícara de oléo
1 xícara de açucar
1 xícara de farinha de rosca
1 colher de chá de fermento em pó
Canela a gosto.


Comece batendo no liquidificador as bananas, oléo, ovos e açucar. Pode usar um mixer de mão e bater tudo na mesma tigela para facilitar. Depois adicione a farinha de rosca e o fermento. Se quiser colocar aveia, canela ou nozes devem ser adicionados agora. Mexa com uma colher ou espátula até ficar tudo bem combinado.

A massa fica bem liquida, mesmo depois de adicionar a farinha.

Coloque em uma forma untade e leve ao forno pré -aquecido a 200 C.
Leve ao forno por mais ou menos 40 minutos.
O tempo vai depender muito da potencia do forno. Uma vez uma boleira me falou que quando voce sentir o cheirinho do bolo pela casa é que ele está quase pronto. Antes disso nunca. 
Salpique com açucar e canela enquanto o bolo ainda estiver quentinho. Para dar um toque ainda mais especial use açucar de confenteiro.


Ele cresce um pouquinho no forno, mas logo volta a ficar bem baixinho.


Bom apetite!

No comments:

Post a Comment