June 6, 2011

Risoto de Abóbora e Alho-poró




Adorei essa receita!! Eu já tinha feito vários tipos de risotos, mas este superou todas as minhas expectativas. Simplesmente amei e não vejo a hora de fazer de novo.
Vi essa receita no programa da Giada de Laurentis, a propósito a foto aqui de cima tambem é dela pois a minha foto não ficou muito boa, ficou totalmente desfocada.
Giada cozinha pratos italianos ou com influência italiana, e esse risoto segundo ela vem do norte da Itália.
Eu fiz algumas modificações na minha receita. No dela não vai alho-poró mas vai baunilha no molho.

Espero que gostem!


Ingredientes:

4 xícaras de caldo de legumes
1/2 xícara de vinho branco que não seja doce. Pode ser feito sem o vinho, só com o caldo de legumes.
1 abóbora de pescoço fino tamanho médio (mais ou menos 3 xícaras)
3 colheres de sopa de manteiga
1 cebola média picada
1 talo grande de alho-poró em rodelas
2 xícaras de arroz arbório
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de manjericão picado

Serve 4 porções.


 Comece descascando e cortando em cubos a abóbora. Voce deve usar a abóbora com pescocinho, como na foto.  Para mim a pior parte da receita é descascar a abóbora. Um descascador de batatas facilitará muito o seu trabalho.



Depois de descascada, corte-a no meio e retire as sementes antes de cortá-la em cubos.



Numa panela média esquente o caldo de legumes e adicione a abóbora para cozinhar no caldo. Quando a abóbora estiver macia e cozida retire os cubinhos e reserve. Mas não jogue fora o caldo. Mantenha no fogo baixo para continuar quente. Voce vai usá-lo para regar o risoto.



Outra parte chatinha da receita é limpar o alho-poró. Pelo menos esse que eu comprei veio com bastante terra. Eu começei cortando o talo no meio.
Depois separei folha por folha e lavei cada uma com bastante cuidado porque as vezes a terra fica bem presa.
Voce deve usar as partes mais claras das folhas. A ponta da folha que é verde bem escura voce pode jogar fora.





 Em outra panela, um pouco maior, esquente 2 colheres de manteiga. Refogue a cebola por 2 minutos e adicione o alho-poró. Coloque uma pitadinha de sal.





Quando os vegetais estiverem macios adicione o arroz. O arroz arbório não precisa ser lavado antes de usar.

Refogue e misture tudo muito bem.



Adicione o vinho e deixa evaporar. Em fogo médio e usando uma concha comece a regar o risoto com o caldo de legumes. Coloque entre uma concha e meia e duas por vez. Só até cobrir todo o arroz como na foto.
Mexa sempre com bastante cuidado até quase secar o molho. Repita o processo por mais ou menos 20 minutos ou até o risoto chegar ao ponto certo.  Não pode ficar macio como arroz normal, o ponto do risoto é um pouco mais durinho mas que não tenha gosto de crú.





Quando finalmente chegar ao ponto certo, adicione 1 colher de manteiga e o queijo parmesão. Eu coloquei um pinguinho de leite só pra deixar mais molhadinho e cremoso. Mas se o seu já estiver cremoso e com molho suficiente não precisa colocar.
Prove o tempero e se preciso for adicione mais sal.
Misture tudo muito bem e então adicione a abóbora. Com cuidado para não esmagar a abóbora misture mais uma vez.


O meu ficou bem mais molhado do que o risoto da Giada que está na foto inicial. Voce pode deixar molhadinho mas cuidado para não passar do ponto e empapar perdendo assim a consistência.






Salpique manjericão e quejo parmesão por cima quando já estiver no prato. Um pouco de azeite de oliva também cái muito bem.

Bom apetite!

No comments:

Post a Comment