May 10, 2011

Sanduíche Aberto com Abobrinha e Cebola




Oi pessoal!

Acho que já deu para perceber que eu adoro abobrinha. E aí vai mais uma receita. Dessa vez um sanduíche, perfeito para o lanche.
Eu quase sempre faço só com abobrinha, mas voce pode misturar. Já fiz com abobrinha e cenoura e ficou ótimo.
Neste de hoje usei abobrinha e cebola e tambem foi aprovado. A cebola refogada dá um toque adocicado, fica muito bom.
O pão não precisa ser baguete, pode ser qualquer tipo de pão que tenha a casca um pouco mais durinha. Acho que com pão fatiado não dá certo, é muito mole. Pode ser pão francês, aquele de bundinha, acho que chama pão d'agua, ciabatta...enfim, são várias as opções.

Não consigo lembrar de onde peguei essa receita, só sei que vi na televisão e desde então faço sempre. Todos adoram. Aí vão os ingredientes, espero que gostem.




Ingredientes:

1 baguete de 30cm cortada ao meio na vertical e depois ao meio de novo na horizontal

2 abobrinhas pequenas cortadas em rodelas bem fininhas

1/2 cebola cortada em rodelas bem fininhas

6 fatias de queijo (mais ou menos 100 g). Pode ser qualquer tipo de queijo. Na receita original foi usado queijo Gruyere

6 fatias de presunto ou peito de peru (mais ou menos 100 g)

2 colheres de sopa de maionese light.

                                                                                 
Abobrinha fatiada bem fina.
Como voce deve cortar o pão.



Pre-aqueça o forno a 200 C e coloque a baquete já cortada para torrar um pouco.  Voce pode tirar um pouco do miolo do pão caso seja muito grosso.

Refogue a abobrinha e a cebola em panelas separadas com um fiozinho mínimo de azeite de oliva e uma pitada de sal, até ficarem macios mas não deixe desmanchar. Entre 3 e 5 minutos no fogo. Eu usei nessa receita dois tipos de abobrinha. A verde normal e a amarela para dar o colorido.






Com o pão levemente torrado espalhe 1/2 colher de sopa de maionese light em casa fatia. Então coloque 1/4 do presunto e 1/4 do queijo em cima.
Em seguida, a cebola já refogada e por ultimo as rodelas de abobrinha.

Salpique queijo parmesão por cima para dar o toque final.

Voce pode substituir a maionese pelo azeite de oliva, mas eu prefiro a maionese pois ela não deixa o sanduíche ficar seco.





Leve ao forno por 10 minutos ou até o queijo derreter. Se usar forno elétrico a dica é ligar a parte de cima do forno também para o queijo dourar mais rápido.






Bom Apetite!

2 comments:

  1. Hummmmmm! Parece muito bom, dia desses eu faço!

    ReplyDelete
  2. Uau Ana... essa eh coringa!! Sempre tenho abobrinha em casa...
    Alias, o pao pode ser o caseiro da receita q vc me mandou... Fiz esse final de semana e ficou DIVINO! Ja tirado do forno comi quase metade! hahah Mas nao cresceu muito... mas acho q foi o fermento. Vou testar essa esse final de semana! hummm
    Obrigada! Bjs, Re

    ReplyDelete